Instrumentos aptos aos propósitos do Tangedor Divino

by sábado, novembro 09, 2013 0 comentários


Quão maravilhosa é a sensação de se ouvir uma música bem tocada. Como é proveitoso a nós em momentos de sossego e também nos de certa melancolia, ouvir uma canção que toque o nosso íntimo com paz, alegria e restauração. Nesse sentido, qual de nós não possui um(a) cantor(a) favorito(a)? Dificilmente alguém não terá um músico ou tangedor predileto, cujas músicas, das mais antigas àquelas mais recentes, despertam uma paixão especial pela composição em forma de melodia.


Agora, deixe-me perguntar-lhe. Se o seu músico/tangedor preferido lhe convidasse para fazer parte de um clipe musical, ou melhor, lhe desse a honra de cantar ou tocar a música que ele compôs, você aceitaria o convite? Claro que sim! Deve ter sido a sua resposta.

Ocorre que, diferentemente do que muitos cristãos desatentos acham, nós já fomos convidados e já somos participantes das composições do maior músico/tangedor que existe. Sim! Jesus com seu sacrifício nos fez o convite e, ainda além, com sua ressureição nos transportou ao seleto grupo de instrumentos aptos a ser usados por Deus em seus propósitos.

Agora perceba, no parágrafo anterior citei a expressão “cristãos desatentos”. Desatentos por que? Porque, assim como, ou melhor, mais do que o seu cantor(a) favorito(a), o maior tangedor existente (Deus) não usa qualquer tipo de instrumento, ou seja, não basta a nós como servos e servas do Senhor sermos apenas instrumentos, como os “cristãos desatentos” acham. Este é apenas um dos requisitos para sermos usados pelo Tangedor Divino. Portanto eis aqui, 2 requisitos indispensáveis a nos tornar aptos ao uso das mãos de Deus.

Primeiro, um bom músico só adquire bons instrumentos. Lembro-me quando há anos atrás fui comprar um violão, e inexperiente, consultava exaustivamente todos os meus amigos que tinham um violão e lhes bombardeava de perguntas.  Qual o melhor tipo de violão, o que tem cordas de nylon ou o que tem cordas de aço? Qual violão tem um som mais limpo? Qual é o violão que tem o melhor custo benefício? Pois bem, perceba que diferentemente de mim, Deus não precisa consultar a terceiros para escolher o instrumento que irá utilizar. Ele tem em si o primor da sabedoria e do conhecimento, pois nada se esconde aos seus olhos:
“os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons. (Pv. 15:3)”. E ainda acrescenta: “os seus olhos são como chama de fogo. (Ap. 1:14)”.

Deus só de olhar, já descobre se o instrumento é bom ou medíocre, senão leia:
“olhou o Senhor para a terra e não viu um justo sequer. (Rm. 3:10)”.

Sim amado(a) Deus conhece tudo sobre você e não adianta tentar esconder nada dos olhos Dele:
Senhor, tu me sondas, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces. Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão. Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir. Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa; Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. (Sl. 139:1-8, 12, 15 e 16)”.

Em que pese ser um pouco difícil ser um bom instrumento aos olhos de Deus, animo-lhe ao dizer que isto é sim plenamente possível, pois o Senhor está sempre disposto a nos aprimorar o caráter e endireitar as nossas veredas, pois que, Davi rei de Israel no decorrer da sua vida cometeu graves pecados, incluindo um adultério, e até um crime de homicídio doloso. Um outro homem chamado Saulo de Tarso, perseguiu e matou a muitos servos e servas de Deus movido com ódio infernal. No entanto, ambos, por terem se arrependido e terem alcançado o perdão de Deus, foram vistos por Deus da seguinte forma, respectivamente:
Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração. (At. 13:22)”
Disse-lhe, o Senhor: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. (At 9:15)”

Portanto a nós a palavra ensina da seguinte maneira:
Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 1 Jo. 1:6-9

Em segundo lugar, para o instrumento ser apto ao uso divino, este não deve desafinar com facilidade! Pergunto-lhe, qual tangedor vai usar em sua obra musical um instrumento que toda hora desafina?
Certa vez um amigo comprou uma guitarra bem cara, justamente pensando em evitar certos problemas que algumas guitarras baratas demonstram na hora em que são tocadas. Coitado, tempos depois ficou frustrado ao perceber que sua guitarra cara estava desafinando umas 20 vezes no dia! Desafinava no decorrer de ensaios com o conjunto musical da igreja. Desafinava quando ele tocava sozinho em casa. Desafinava enquanto tocava com os outros instrumentos no culto, e ai... Ahhh! Ai estava o problema, pois todos os instrumentos tocavam a mesma nota a cada sequência, e só o instrumento dele ia na contramão. Ele envergonhado parava de tocar no meio da música e entristecido saia para um canto e ali gastava um tempo considerável afinando novamente as cordas...

Por mais que um instrumento seja bom e caro, você acha que Deus o usaria se a todo momento ele insistisse em desafinar? O desafinar aqui tem a mesma equivalência de pecar! Porventura Deus usaria incondicionalmente um instrumento que só faz desentoar a sua música? Qual músico empregaria mais tempo afinando um instrumento do que o usando para tocar?

A palavra de Deus é clara quando nos valoriza dizendo:
“Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.1 Co. 6:20
“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado. 1 Pe. 1:18-19

Mas também nos admoesta quando preceitua:
“Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. (Rm. 6:13)”
Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis. (1 Jo. 2:1)”
E sereis santos porque eu o Senhor sou santo e vos separei dos povos para serdes meus. (Lv. 20:26)”
“Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. (1 Jo. 3:9)”
Como instrumentos, temos a função de glorificar a Deus em TODA nossa maneira de viver! Se envergonharmos a Deus naquilo que somos, quem o glorificará em nós? O instrumento transmite com perfeição os comandos do seu tangedor, e se nós não o fizermos, para que servimos nós? O alerta é tão importante que somos obrigados a lembrar que, Lúcifer foi expulso do Reino de Deus, justamente porque fracassou no objetivo para o qual fora criado, a saber, ser um instrumento que demonstrasse a perfeição e a grandeza de Deus, a partir da adoração.

Por fim, fomos resgatados para sermos transmissores, reprodutores e refletores da graça de Cristo:
Mas todos nós, com rosto descoberto, refletimos como um espelho a glória do Senhor, sendo transformados de glória em glória na mesma imagem pelo Espírito do Senhor. (2 Co. 3:18)”
Sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo. (Fl. 2:15)”
O reverendo Dwight L. Moody, um dos grandes homens que Cristo levantou no século XIX, com muita graça disse: “O mundo ainda não viu, o que Deus pode fazer através de uma pessoa que se entregue a ele sem reservas!”

Sejamos instrumento aptos aos propósitos do divino tangedor!



Daniel Silva

mmota

Developer

Cras justo odio, dapibus ac facilisis in, egestas eget quam. Curabitur blandit tempus porttitor. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor.

0 comentários:

Postar um comentário