Ouvindo Sua voz

by terça-feira, maio 03, 2011 2 comentários

Quantas vezes nos perguntamos qual é a vontade de Deus e quase arrancamos os cabelos da cabeça tentando achar uma resposta? Chegamos a gritar aos quatro cantos: Deus não me responde; eu não consigo ouvir a sua voz; eu tentei de tudo e Ele não me mostrou nada.
Foi perguntando a mim mesma, inúmeras vezes, se o que estava ouvindo vinha de Deus; e me perguntando mais outras inúmeras vezes porque aos meus olhos tudo parecia estar tão chuvoso e nublado
que eu não conseguia ver um palmo a frente do meu nariz, que eu sentei despretensiosamente a frente da minha bíblia e li com meus falhos olhos coisas que sempre estiveram ali, escritas há milhares de anos, mas que fizeram toda diferença. Coisas que meus olhos tão pouco espirituais não conseguiram ver.
Onde está a falha? Com toda certeza está em mim. Mas, dessa vez, limito-me a culpar meus olhos. Porque a palavra de Deus é clara/ transparente; é vívida, atual, nítida, doce e precisa. Mas Eu sou distraída, turbulenta, confusa, perdida e muito pouco dedicada, no mínimo.
Em 2 Pedro a bíblia nos aconselha que nós, enquanto servos de Deus, devemos nos empenhar para acrescentar à nossa fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor.
Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em nossas vidas, elas nos impedirão de sermos inoperantes e improdutivos, mesmo que no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Ou seja, quanto mais buscarmos e nos dedicarmos às coisas de Deus, aquele céu cheio de nuvens vai se desfazer. Afinal, é o que eu sempre ouço, o melhor lugar para se estar fraco espiritualmente é perto de Deus. O melhor lugar para reconhecer que precisamos melhorar é prostrado aos pés de Cristo. O melhor momento para se dedicar ainda mais é quando você precisa mais.
Mas a palavra ainda foi mais fundo e nos versículos seguintes a bíblia me disse: todavia, se alguém não tem essas qualidades, e se não as busca, está cego, só vê o que está perto, esquecendo-se da purificação dos seus antigos pecados.
Quantas e quantas vezes nos queixamos dessa cegueira espiritual? (Pulei e bradei. As diretrizes estão todas aqui e eu não vi?!!! Como eu posso ser tão cega!)
Durante meses constrangemos nosso coração dizendo a Deus que não sabemos o que fazer, que não sabemos como seguir, que não conseguimos ver nenhuma orientação concreta. Choramingamos: Mas Senhor! Eu não consigo ver! Eu preciso ver! Eu quero algo nítido, palpável. Senhor! Eu quero um sim ou um não, só estou esperando que me digas. (Mas que pretensão! Agora, queremos definir como Deus vai agir, como ele vai falar ... só um lembrete: Ele é Deus).
Não é por outro motivo que várias vezes nos sentimos perdidos e angustiados, tão confiantes no braço do homem, nos atributos do homem e tão pouco confiantes nos atributos do nosso Deus. Nossos olhos nos são caros e quando não conseguimos ver através dos nossos olhos (a síndrome de Tomé), esfregamos o rosto com força e tentamos de tudo para enxergar com clareza, num esforço unilateral que pode nos custar sangue e lágrimas.
Talvez você grite comigo agora: É uma questão de lógica! Os olhos pertencem ao sentido mais confiável do corpo, pertencem a minha visão. Tudo bem, na minha pobre razão eu devo ter dito o mesmo. Mas o Espírito Santo nos pergunta: Seus olhos nunca te enganaram? (é incrível como Ele também sussurra as respostas aos nossos ouvidos e nós não ouvimos). Sabe o que fazemos? Replicamos teimosamente: Qualquer pessoa em sã consciência vai dizer que se eu estou vendo o caminho a seguir eu posso me desviar das armadilhas que encontro nele.
Misericordiosamente (e graças a Deus pela sua misericórdia) sabe o que Deus nos diz? Se você confiar no que seus olhos veem, você vai fracassar: Todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos, mas o senhor pesa os espíritos. Provérbios 16.2
Deus disse o mesmo a Samuel: "Não considere a aparência do moço, nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração". (1 Sm 16:7)
Mas porque fracassar, quando eu peço pra que Deus me mostre? Porque Deus quer desenvolver em nós um outro sentido, nesse exato momento, nessa prova, ele quer desenvolver os nossos ouvidos.
Ele quer falar e quer ser ouvido.
Ele quer que você simplesmente ouça e siga.
Ele quer que você feche seus olhos limitados e confie.
Ele quer que você aprenda a reconhecer quando Ele fala.
Ele está te ensinando a obedecer, ele está te ensinando a orar, está consertando o que há de errado em você, principalmente, está te ensinando a confiar em um Pai amoroso e zeloso. E quando eu digo zeloso, lembre-se que quem ama também corrige. (Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus repreende; não desprezes, pois, a correção do Todo-Poderoso. Jó 5,17)
“Portanto, empenhe-se ainda mais para consolidar o seu chamado e a sua eleição, pois se agir dessa forma, jamais tropeçará, e assim você estará ricamente provido quando entrar no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.”
Sendo assim, a palavra de Deus de forma completa e aconchegante continua nos avisando que “devemos ter sempre o cuidado de lembrar estas coisas, e apesar de estar solidamente firmados na verdade que recebemos”, devemos buscar cada vez mais aprender de Deus e a esperar em Deus. 2 Pe 1:12
Aprender a colocar de lado a nossa “auto-suficência” (agora que cresci espiritualmente sou independente de Deus) que de vez em quando se apodera de nós dizendo que somos capazes de tomar decisões sozinhos. Quão tolos e cegos podemos ser? Sinceramente, é nessas horas que ficamos cegos e passamos a depender mais dEle pra entender que todos os dias devemos buscar contritamente e conhecer ao nosso Deus, como se fôssemos novos na fé.
Porque simplesmente os sonhos dele são mais altos que os nossos, sua visão é mais aguçada que a nossa visão, que muitas vezes se torna embaçada e limitada.
E se aprendermos a lição de 1 Tessalonicenses 4:12, lançamos sobre ele toda nossa ansiedade, confiamos que estamos ouvindo sua voz e temos fé que Ele verdadeiramente cuidará de nós, de nossas dores, angústias, sentimentos e contrariedades. E Ele derramará o seu amor, capaz de curar toda ferida, todo mágoa que te impede de brilhar cada vez mais até ser dia perfeito.
“Portanto, não ande ansioso por coisa alguma, mas em tudo, apresente seus pedidos a Deus em oração e súplicas, e com ação de graças, a fim de que ande decentemente aos olhos dos que são de fora e não dependa de ninguém...” Filipenses 4:6
Fechemos nossos pobres olhos, a partir de então, agucemos nossos ouvidos para a sua terna e aconchegante voz e reconheçamos que só dependemos desesperadamente de uma pessoa, do nosso Amado Salvador, que supre todas as nossas necessidades.

Nathalie

Developer

Cras justo odio, dapibus ac facilisis in, egestas eget quam. Curabitur blandit tempus porttitor. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor.

2 comentários:

  1. Era disso que eu tava falando! Muito bom, nathy!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! O texto e os conceitos são totalmente apropriados e inspiradores!

    ResponderExcluir