DIA DE LOS MUERTOS

by terça-feira, novembro 02, 2010 1 comentários
“Finados? Finada é a morte! A ilusão da finitude foi superada pela verdade suprema da [SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS]. A saudade é real...a morte não!” - Ricardo Carvalho (adaptado)


A definição para dia de finados que encontrei foi: “...é um dia de respeito, dedicado para que as famílias celebrem a vida eterna dos seus entes queridos falecidos, tendo esperança de que tenham sido recebidos pelo reino de Deus” (fonte: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-de-finados.htm ) Essa data comemorativa foi criada pela igreja católica oficialmente a partir do século XI, no dia 2 de novembro, um dia após o DIA DE TODOS OS SANTOS, como exigiram os papas Silvestre II, João XVII e Leão IX. Mas o que há de errado com isso? Qual a contradição entre essa data dedicada aos mortos e as Sagradas escrituras?


De acordo com a bíblia, em Gênesis 2:7 é afirmado que o homem foi formado do barro e que Deus soprou o fôlego da vida em suas narinas. Esse fôlego da vida também é chamado de alma, ou somente vida, por outras traduções. Alma, do contrário que muitos pensam, é na verdade o termo que indique a vida na pessoa, pois, em vários sentidos e origens etiológicas, sugerem apenas a capacidade do ser vivo de respirar o FÔLEGO que nele há. Então, se a bíblia diz que ao morrer o fôlego da vida volta para Deus (Eclesiastes 12:7), não implica em se entender que a pessoa foi para o Céu, mas sim, que a vida dessa pessoa se foi. Afinal de contas, por quê Jesus ressuscitaria pessoas integras e boas para voltar a viver na terra, como nos casos de Lázaro e a filha de Jairo, se elas poderiam já estar com Deus Pai, no céu? De fato, todos os mortos estão dormindo para esperar a volta de Cristo, como ele assim o prometera e, falando nisso, também é importante lembrar que até Jesus após ter morrido não foi ao céu, mas primeiro ressuscitou aqui na terra para depois partir, como nos prova o escrito em João 20:17.

Um outro ponto a se considerar no DIA DOS MORTOS é que há uma grande demanda de pessoas que insistem consultar os mortos e outras coisas do gênero. Como já foi comentado, a alma, o fôlego de vida, a vida em si, que existe no homem quando ele morre volta para Deus. Ela não fica vagando por aqui, ou reencarna, o que é uma grande contradição para aqueles que crêem nisso, pois se a alma tem a possibilidade de viver novamente ela não precisa aceitar a Cristo e se arrepender naquela vida. Por mais forte que possa parecer para algumas pessoas que venha a ler isto, as sessões que dizem poder estabelecer contato com os mortos não fazem contato com essas almas, mas sim com espíritos maus, anjos caídos que foram expulsos do Céu juntamente com Lúcifer (Satanás). Eles tentam de todas as formas nos enganar e fazer com que duvidemos da palavra de Deus. Em Levíticos 19:31 lemos que a prática de se comunicar com os mortos é abominável aos olhos de Deus! Não há necessidade de se comunicar com os mortos, “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem de coisa alguma; não têm jamais recompensas, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento” (Eclesiastes 9:5).

Mas a esperança para aqueles que descansam no Senhor não foi perdida. Foi Jesus quem disse: “Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão”. É consolador saber que os mortos ressuscitarão, sim, em breve. Deus chamará os mortos à vida novamente. Os nosso queridos que a morte levou não dormirão para sempre (I Tessalonicenses 4:16).


Dannilo Cerqueira

Dannilo

Developer

Cras justo odio, dapibus ac facilisis in, egestas eget quam. Curabitur blandit tempus porttitor. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor.

Um comentário: